Segundo o estudo - que se transformou em um livro - as 93 mulheres que falam na Bíblia representam 1,1% das palavras escritas
Lindsay Hardin Freeman conseguiu identificar 14.056 palavras ditas por mulheres citadas na Bíblia. O livro sagrado traz a fala de 93 mulheres, mas apenas 49 delas tiveram seus nomes revelados e juntas são donas de apenas 1,1% das palavras encontradas no Antigo e no Novo Testamento.
Freeman revelou que ficou surpresa com o fato de nenhum estudioso ter se comprometido a fazer essa conta. O projeto realizado por ela tinha como objetivo identificar cada mulher que aparecesse falando na Bíblia e contar quantas palavras elas pronunciaram.
Os resultados dos estudos foram publicados no livro lançado em setembro do ano passado com o título “Bible Women: All Their Words and Why They Matter” (As Mulheres da Bíblia: Todas as Suas Palavras e Por Que Fazem a Diferença), ainda sem tradução para o Brasil.
Ao concluir a obra, Freeman reclama da mulher ser silenciada nas igrejas cristãs, enquanto a Bíblia mostra que elas tiveram sua importância para a história. “Nós, por algum motivo, nos esquecemos do testemunho das mulheres na Bíblia pelos últimos milhares de anos e todas as contribuições que elas fizeram para a fé e para a história do mundo”.
O professor de “O Novo Testamento” no Seminário Teológico de Lancaster, Greg Carey, disse ao The Huffington Post que a obra da reverenda presta “um serviço valioso” por desvendar a participação e a histórias dessas mulheres.
“Ao trazer essas mulheres e suas histórias a um lugar só, Freeman abre uma oportunidade para que nós as vejamos como um todo”, disse Carey que também concorda que a Bíblia dá pouco destaque para as mulheres.
A autora separou seu livro por capítulos seguindo cada livro da Bíblia e narrando um pouco a história das mulheres que participaram das histórias. A análise despertou sentimos diversos em Lindsay Hardin Freeman e em suas colegas. “Nós fomos transformadas; o nosso pequeno grupo de quatro pessoas se transformou. Choramos e rimos com essas histórias. Nossa fé aumentou.” Com informações Brasil Post
Nenhum comentário:
Postar um comentário