sexta-feira, 30 de novembro de 2012

3° Semana - Jerusalém, Nossa Cidade


                                                Dia 18 - UNIDADE ESPIRITUAL

      O capítulo 17 do evangelho de joão registra a conhecida oração sacerdotal de Jesus. Ele está orando por seus discípulos, pois já estava chegando a hora da sua partida. Nesta oração, Ele intercede para que seus discípulos sejam unidos, com o propósito de transformar o mundo. Separei alguns versículos da oração para nossa meditação e aqui estão alguns versículos da oração para nossa meditação e aqui estão algumas lições:

1. JESUS NOS ENVIA AO MUNDO - VERSÍCULO 18

      Assim como tu me enviaste ao mu8ndo, também eu os enviei ao mundo.

      O texto afirma que estaremos no meio do mundo, mas tranformadora no meio do mundo.

2. A UNIDADE É FUNDAMENTAL NO TRABALHO (V. 11,20-23)

      11 Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um assim como nós.
      20 Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; 21 a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.
      22 Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; 23 eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.

       A unidade espiritual dos crentes é condição básica para que o mundo creia, Quando estamos unidos espiritualmente, há um poder sobrenatural que opera nas regições deleste.
       Algumas pessoas são contrárias à unidade espiritual dos cristões, dizendo que isto é ecumenismo. Porém, há necessidade de interpretar corretamente o que significa ecumenismo, que é a tentativa de unificar todas as religiões de Deus. A unidade que Deus espera da sua igreja é espiritual e não organizacional.
        Infelismente, a igreja de Cristo tem se fragmentado por causa da interpretações de textos bíblicos, e isto enfraquece a sua eficácia na transformação do mundo.
        Não há necessidade de uma união de organizações e ministérios em termos administrativos e sim uma união dos cristãos dentro do propósito de ganhar vidas para Cristo e tranformar a sociedade.
        Por isso, é muito importante haver conselho ou associação de pastores e líderes das igrejas da cidade e juntos planejarem ações e estratégias para combater o mal e ganhar muitas vidas, trazendo o Reino de Deus para a cidade.
        Infelismente, o egopismo e a visão individualista têm levado pastores e líderes a se afastetem uns dos outros. Além disso, por questões doutrinárias, vemos  uma grande divisão. Se analisarmos bem, descobriremos que na doutrina básica somos iguais. Por exemplo, a Bíblia é a Palavra de Deus e nossa única regra de fé e conduta; Salvação é somente pela fé em Jesus Cristo; Cristo voltará para buscar sua igreja, e outras doutrínas básicas. Mas o que nos tem dividido são doutrinas  que não são necessárias para a salvação das vidas, como governo da igreja, forma de batismo, dons espirituais etc.
         Podemos ter divergência de opiniões, mas essas divergências nunca  deverão nos levar as divisões. Claro que não podemos nos unir com pessoas heréticas do ponto de vista bíblico. Mas devermos amar e respeirtar nossos verdadeiros irmãos em Cristo, e nos unir em estratégias para transformas nossas cidades.
         Há diversos testemunhos de como a unidade entre pastores e líderes numa cidade provoca transformações, no governo, na sociedade e a igreja tem crescido.
         Devemos ser um, para que o mundo creia!

ORE POR VOCÊ:

      1. Peça a Deus que o ajude a amar e respeitar os irmãos de outros igrejas evangélicas em sua cidade.
      2.Ore por "encontros divinos" com outros irmãos que tenham a mesma visão de transformar a cidade.
      3. Peça a Deus por estratégias conjuntas para abençoar a cidade.

ORE PELOS OUTROS:

      1. Peça perdão a Deus pela desunião dos cristõs na sua cidade.
      2. Ore para que haja verdadeira união espiritual dos cristõs evangélicos se amem e respeitem uns aos outros.
      3. Ore pelo conselho ou associação de pastores da cidade, para que juntos desevolvam planos de transformação e evangelização.

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:

      Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando todo tipo de doenças e enfermidades. Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor - Mateus 9.35-36 (Almeida Século 21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário