quinta-feira, 29 de novembro de 2012

3° Semana - Jerusalém, Nossa Cidade


                                                 17 dia - O COMBATE ESPIRITUAL

                    Também eu  te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha
                     igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela - Mateus 16.18

   Esta é a primeira vez que a palavra igreja aparece no Novo Testamento. Jesus está afirmando que sobre a frasede Pedro: Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo (Mateus 16.16), a igreja seria edificada.
   Notem que Jesus esta dizendo: Edificarei a minha igreja. Ele mesmo é quem edifica e também é dono dela. A Bíblia afirma diversas vezes que Ele é o cabeça da igreja.
    Mas um detalhe bem importante deste versículo é que Cristo afirma que as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Isto mostra que a igreja é ofensiva e não defensiva. A igreja é o instrumento de Deus para tirar as vidas do domínio das trevas e transportá-las para o Reino de Deus. O apóstolo Paulo, em duas citações, deixa bem claro que no momento que uma pessoa se entrega a Cristo, muda de reino:

                      Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino
                      do seu Filho amado, em quem temos a rendeção, o saber, o perdão dos pe-
                      cados - Colossenses 1.13,14 (NVI)

                      Eu o livrarei do seu próprio povo e dos gentios, aos quais eu o envio para
                      abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Sata-
                      nás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre
                      os que são santificados pela fé em mim - Atos 26.17,18 (NVI).

      Os dois texto deixam claro que as vidas sem Cristo fazem parte do domínio das trevas, e estão sob o poder de Santanás. Por isso é uma batalha espiritual. Satanás não quer perder as vidas sob seu domínio, e fará todo o possível para que a mensagem não chegue a elas, e tentará impedir que se converta e saiam das trevas para luz.
      Mas Jesus disse que essas portas infernais não aguentarão o poder da igreja. Todos os cristãos devem ter consciência clara  de que são chamados por Deus para tirar vidas do domínio das trevas e trazê-las para o reino da luz.
      Por isso, Satanás criou suas fortalezas, para tentar impedir que a igreja avance. O apóstolo Paulo fala a respeito dessas fortalezas: Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. As armas com as quais lutamos não são humanas; ao contrário, são poderesoas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo - 2Coríntios 10.3-5 (NVI).
      Essas fortalezas são o conjunto de todas as estratégias malignas para impedir que vidas sejam salvas. Se analisarmos bem, são fontes de pecado para escravizar e enganar as pessoas. Vou citar algumas que vemos mais claramente em nossas cidades e devemos combatê-las.

               1. Argumentos filosóficos contrários à Palavra de Deus.
               2. Centros de engano religioso, o que inclui diversas religiões, seitas, idolatria, nova era etc.
               3. Lugares de imoralidade, como prostíbulos, motéis, centros de pornografia, movimentos de promoção do homossexualismo etc.
               4. Entretenimento enganoso, na televisão, revistas, cinemas, baladas, bares etc.
               5. Esquemas financeiros, ganância, corrupção, desonestidade etc.
               6. Promoção de vícios como alcoolismo, drogas, tabagismo, compulsividade etc.
               7. Proliferação da violência, física, verbal, emocionalmente etc.

        Poderia estar citando muitos outros, o que a Bíblia chama de esquema deste mundo (Romanos 12.2) e que nós, cristões, não devemos permitir que nos molde, mas temos também que combater.
        A igreja tem diversas para derrubar esses esquemas malignos, e as principais são a oração e o jejum.
        A igreja precisa tomar a iniciativa de avançar contra os esquemas malignos e no poder da Palavra e da oração destruí-los. Tenho visto no meu ministério e ouvido testemunho de outros pastores sobre fechamento de centros espíritas, diminuição de frutos e violência, cancelamento de marchas imorais etc.
        Ouvi o testemunho de que numa cidade começou um movimento de suicídio entre os adolescentes. A cada semana um adolescente se suicidava, e  as autoridades ficaram preocupadas e tentaram solucionar o problema. Havia um grupo de mulheres de diversas igrejas que se reuniam sob o movimento "Desperta Débora" que tem como objetivo a oração pelos filhos. Essas mulheres começaram a jejuar e orar, e de uma forma miraculosa. Os suicídios entre os adolescente cessaram. Glória a Deus. Esse é um exemplo de como a igreja combate os esquemas malignos. A consequência de muitas vidas.
         Recomendo que você chame um ou dois critãos comprometidos, e façam uma caminhada pelas ruas e bairros da sua cidade, em oração, identificando e fazendo uma relação dos lugares de iniquidade e cultos ágão, para que a igreja comece um movimento de oração e evangelização nestes lugares.
          É importante identificar as fortalezas do inimigo em nossas cidades, e começarmos a combater, no jejum e na oração. Não se esqueça de que as nossas armas não são humanas e sim espirituais. Há alguns que querem eliminar o mal por meio da força humana, mas não é assim que funciona. É no jejum, oração e evangelização que diminuímos os esquemas malignos.

ORE POR VOCÊ:

      1. Peça a Deus discernimento espiritual para identificar as fortalezas do inimigo em sua cidade.
      2. Peça a Deus que reúna outros cristaos com você para começar movimentos de jejum e oração para combater as fortalezas.
      3. Peça a Deus sabedoria em como orar, jejuar e evangelizar em sua cidade.

ORE PELOS OUTROS:

      1. Ore pelas igrejas da sua cidade, para que tenham consciência da batalha espiritual.
      2. Ore para que as igrejas tomem iniciativas de jejuar, orar e evangelizar o máximo de pessoas.
      3. Ore por um grande avivamento espiritual em sua cidade.

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:

      Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando todo tipo de doenças e enfermidades. Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor - Mateus 9.35-36 (Almeida Século 21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário