terça-feira, 27 de novembro de 2012

3° Semana - Jerusalém, Nossa Cidade


                                                     Dia 14 - DEUS AMA AS CIDADES

    Deus criou o ser humano para viver em sociedade, por isso Ele já sabia que o ser humano construiria cidades para viver. Deus, em sua sabedoria e soberania, planejou que nas cidades deveria haver lugares de culto para seus filhos o servirem e o adorarem.
    Ao olhar a história do povo de Israel, veremos que Deus mandou fazer uma tenda especial para Ele, depois construir um templo, que seria símbulo da sua presença entre o povo. Daí o seu amor pela cidade de Jerusalém, que é chamada de Cidade de Deus.
    Quando Jesus cumpria o seu ministério e olhou para Jerusalém, mostrou do fundo do seu coração como Ele amava a cidade: Jerusalém, que matas os profetas e apredejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes! - Mateus 23.37
     Deus manifestou Seu amor pela cidade de Nínive quando enviou o profeta Jonas para transmitir Sua mensagem: Contudo, Nínive tem mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem nem distiguir a mão direita da esquerda, além de muitos rebanhos. Não deveria eu ter pena dessa grande cidade? - Jonas 4.11 (NVI)
     Deus quer que em cada cidade haja igrejas que o sirvam e adorem. Quantas asigrejas começaram a ser edificadas, recebiam o nome da cidade. No Novo Testamento, Encontramos Igreja de Éfeso, Igreja de Corinto etc. No livro de Apocalipse, Jesus direciona sua mensagem à igreja da cidade, sempre no singular, dizendo: Ao anjo da cidade tal. Isto mostra que Deus reconhece a cidade e quer ver sua igreja atuando no meio dela.
     Deus não mudou e continua amando e demonstrando Seu interesse pelas cidades.
     Quando Jesus deu a visão geográfica em Atos 1.8, Ele se referiu à cidade de Jerusalém, como alvo do Seu amor e do Seu projeto.
     Precisamos pedir a Deus que nos ajude a amar as cidade como Ele ama, e ter a visão de trazer o Seu Reino para as nossas cidades.
     Jesus Cristo é o maior exemplo de amor pelas cidades. A Bíblia tem muitas citações sobre o seu ministério nas cidades:
     Ele, porém, lhe disse; pois foi para isso que eu anuncie o evangelho do reino de Deus também às outras cidades; pois foi para isso que fui enviado. Lucas 4.43 (Almeida Século 21). A afirmação pois foi para isso que fui enviado mostra claramente que fui enviado mostra claramente que Jesus tinha consciência da sua missão às cidades. A grande concentração do povo está nas cidades, e Jesus nos dá exemplo de que devemos dar atenção a elas.
     Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando todo tipo de doenças e enfermidades. Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor - Mateus 3.35,36 (Almeida Século 21).
     Alguns detalhes deste texto mostra as estatégia e o amor de Cristo:

1.PERCORRIA AS CIDADES E POVOADOS

      O ministério de pregação do evangelho não pode ficar parado somente em um lugar. Jesus Cristo estava ensinando com Seu exeplo que todas as cidades e aldeias deveriam receber Sua mensagem.

2. ENSINAVA, PREGRA E CURAVA

       Jesus tinha metas bem claras no Seu ministério e a visão do ser humano como um todo. Ele estava interessado no corpo, alma e espírito das pessoas.

3. VIA AS MULTIDÕES COM MUITA COMPAIXÃO

      O texto diz que Ele olhava as multidões com compaixão. A palavra na língua original para compaixão traz a ideia de sentir dor nas entranhas, Jeus, ao ver o povo, sentia muita compaião, uma dor interior, por causa da situação espiritual que estavam vivendo.

4. CONHECIA A REALIDADE ESPIRITUAL DAS PESSOAS

       O texto diz que Cristo as viu aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor. Observem que Ele viu a realidade espiritual, o que provocou dor no Seu interior. A igreja precisa ter uma consciência mais clara a respeito da situação de condenação de todo ser humano sem Cristo: Quem nele crê não é condenado; mas que não crê, já está condenado, por não crer no nome do Filho unigênito de Deus (João 3.18, NVI). De acordo com a visão de Cristo, as pessoas, além de perdidas, estão aflitas e desamparadas. Outra tradução cita desgarradas e errantes, como ovelhas sem pastor. Uma ovelha sem Pastor está numa situação desesperadora, porque fica vulnerável ao lobo, não sabe escolher alimento nem água limpa, e não sabe como se proteger. Como você vê as pessoas ao seu redor?
         Jesus Cristo é o nosso modelo por excelência. Ele é o nosso Mestre e Senhor, portanto, devemos aprender com Ele e imitá-lo em Sua visão e estratégias.
         Como você tem visto sua cidade? Você ama sua cidade? Você tem orado por sua cidade? Tem desenvolvido estrátegias para que sua cidade receba o evangelho de Cristo?

ORE POR VOCÊ:

      1. Peça a Deus que molde em você o caráter, visão e as estratégias de Cristo. Diga a Deus que você quer ser como Cristo.
      2. Peça a Deus que o encha de amor e compaixão pelas multidões que vivem em sua cidade.
      3. Consagre sua vida a Deus em favor da sua cidade.

ORE PELOS OUTROS:

       1. Ore em favor da sua cidade, pedindo a Deus que prepare os corações dos habitantes para a Palavra.
       2. Ore pedindo um derramar do Espírito Santo, que traga convicção e arrependimento do pecado no meio do povo.
       3. Ore pelas igrejas da sua cidade, para que decidam amar os perdidos e fazerem algo para que sejam salvos.

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:

      Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando todo tipo de doenças e enfermidades. Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor - Mateus 9.35-36 (Almeida Século 21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário