sábado, 24 de novembro de 2012

2° Semana - Consagração e Ação


                                     Dia 13 - FAZENDO E MUTIPLICANDO DISCÍPULOS

     Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos - Mateus 28.18-20.

     Temos acompanhado noticias sobre mães que abandonam seus filhos recém-nascidos, e sempre temos acusações contra elas.  Porém, no sentindo espiritualmente, muitos de nós fazemos a mesma coisa.
     A Bíblia diz que quando uma pessoa entrega a vida a Cristo, tem uma experiência chamada de novo nascimento. Isto quer dizer que espiritualmente essa pessoa torna-se um recém-nascido e precisa de cuidados e proteção.
     Poucos cristãos assumem a responsabilidade de paternidade espiritual. Convidam pessoas para ir à igreja, falam do que Cristo fez em suas vidas, procuram testemunhar, mas falham na questão do discipulado.
     O texto é bem infático que o discipulo é parte do processo de evangelização. Precisamos comunicar o plano de salvação, motivar as pessoas ao arrependimento e entrega da vida, mas logo em seguida precisamos ajudar estas pessoas no seu crescimento espiritual.
     Assim como um bebê precisa de alimento, higiene, proteção, carinho e cuidado, o novo convertido também precisa desta atenção.
     Devemos ajudar os novos discípulos no conhecimento essencial de Jesus Cristo. No sermão da montanha (Mateus capítulos 5 a 7), Jesus Cristo apresenta conceitos que são contrários ao esquema do mundo. O nome cristão significa seguidor de Cristo. Por isso, o novo convertido deve conhecer os ensinos de Cristo e a doutrina bíblica.
     Há dirversos materiais sobre os primeiros passos na vida cristã, que precisam ser utilizados no discipulado dos convertidos. Claro que o melhor material é a própria Bíblia.
     Constantemente vemos uma imaturidade na igreja de Cristo, por falta de alimento espiritual. Quantas doutrinas erradas estão entrando nas igrejas, enfraquecendo a e o testemunho dos crentes! É tempo de uma volta à Palavra de Deus e às doutrinas básicas do Cristianismo.
     À medida que você começa a ensinar seu discípulos, ele também aprenderá a fazer outros discípulos o que vai trazer uma grande multiplicação no Reino de Deus.

     E as palavras que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie-as a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar outros - 2Timótio 2.2 (NVI).

     Neste versículo, o apóstolo Paulo dá instuções ao seu discípulo Timótio de como o evangelho deve multiplicar-se. Notem a progressão geométrica:

1. PAULO ENSINA A TIMÓTEO

     Se olharmos no livro de Atos dos Apóstolos, veremos que Paulo constantemente tinha discípulos ao seu redor. Timóteo era um deles e teve o privilégio de sentar-se aos pés do apóstolo e dele receber instruções da Palavra.

2. TIMÓTEO TRANSMITE A HOMENS FIÉIS

     O evangelho não pode ficar retido em nossas vidas. Por isso, Paulo está exortando a Timóteo que transmita esses ensinamentos a homens fiéis. O detalha importante aqui é que esses homens devem ter fidelidade. Para o evangelho avançar numa forma multiplicadora, os cristãos devem ser fiéis no seu compromisso com o Reino de Deus.

3. HOMENS FIÉIS ENSINAM OUTROS

      Os fiéis que receberem os ensinos têm a responsabilidade de passá-los a outras pessoas, e assim sucessivamente.
      Se cada igreja e seus menbros adotassem este princípio multiplicador, teríamos alcançando o mundo com o evagelho.
      Imagine cada cristão cheio do Espírito Santo, com a vida totalmente consagrada nas mãos de Deus. dando o seu testemunho, reunindo aqueles que creram, ensinando-os nos principios da Palavra, treinando e motivando-os a fazerem o mesmo com outros. Sem dúvida veremos um grande avivamento espiritual.
       Certa vez, fui pregar numa igreja e na parede atrás do púlpito, bem na frente de todo o auditório, estavam escritas estas palavras em letras bem grandes: GANHAR, EDIFICAR, TREINAR e ENVIAR. Depois, conversei com o pastor e vi que o segredo do grande crescimento daquela igreja estava ligado à estratégia de multiplicar discípulos.
       Infelismente, a maioria dos cristões entrega esta responsabilidade aos pastores, missionários, líderes, professores de Escola Bíblica etc. A responsabilidade é o crescimento será em proporções geométricas.
        A forma bíblica de espalhar o Reino e a glória de Deus ao mundo todo é fazendo discípulos que façam outros discípulo.

ORE POR VOCÊ:

      1. Peça perdão a Deus por não estar discipulando outros crentes.
      2. Peça a Deus que o use para levar vidas a Cristo e ajudá-las a ganhar outros.
      3. Ore por estratégias e materiais para Ganhar, Edificar, Treinar e Enviar os novos discípulos.

ORE PELOS OUTROS:

      1. Ore para que oastores e líderes preparem suas igrejas para ganhar, edificar, treinar e enviar pessoas.
      2. Ore para que outros cristãos tenham a responsabilidade de fazer novos discípulos.
      3. Ore pedindo ao Espírito Santo que Convença o povo do pecado e prepare os corações para receber a mensagem.

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:

       Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes condeda o que pedirem em meu nome - João 15.16 (NVI).

Texto: Pr.Edison Queroiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário