As vantagens de uma vida dirigida por propósitos 4-5/5
Conhecer seu propósito simplifica a vida. Ele define o que você faz e o que você não faz. O propósito se torna o perdão pelo qual você avalia quais são essenciais e quais não são. Você simplesmente pergunta: "esse ato me ajuda a cumprir o propósito de Deus para minha vida?".
Sem um propósito claro, ficamos sem alicerce sobre o qual fundamentar decisões, destinar o tempo e empregar os recursos. A tendência será tomar decisões com base nas circunstâncias, nas pressões do momento e no humor do dia. Quem não conhece seu propósito tenta realizer além do que deve - e isso causa estresse e fagiga, gerando conflitos.
É impossível fazer tudo o que as pessoas querem que você faça o tempo só é suficiente para fazer a vontade de Deus. Se você não consegue realizá-la por completo, significa que você está tentando fazer mais do que Deus pretendia que você fizesse (ou, possivelmente, você está assistindo muito a televisão). Uma vida dirigida por propósito leva a um estilo de vida mais simples e a uma agenda mais equilibrada. A Bíblia diz: A vida vistosa e arrogante é vida vazia; a vida simples e comum é vida plena. (Pv 13.7) Isso também leva à paz de espírito: Tu, ó Senhor, dás paz e prosperidade às pessoas que tem uma fé firme, às pessoas que confia em ti. (Is 23.6).
Conhecer seu propósito direciona sua vida. Isso faz qua seus esforços e energias se concentrarem no que é importante. Você se torna eficiente ao ser seletivo.
Faz parte da natureza humana distrir-se com assuntos de menor importância. Fazemos de nossa vida jogo qualquer de passatempo. Muitas pessoas são comogiroscópios, girando em um ritmo frenético sem jamais chegar a lugar algum.
Sem um propósito definido, você continuará a alterar seus rumos, empregados, relacionados, igreja e outras circunstânci externas - na esperança de que cada mudança solucione a confusão ou preencha o vazio em seu coração. Você pensa: "Talvez seja diferente desta vez", mas isso não resolve o verdadeiro problema - uma falta de foco e de propósito.
A Bíblia diz: Não viva descuidadamente, impensadamente, certifique-se de que você compreende o que o mestre quer. (Ef 5.17).
A capacidade de focalização pode ser verificada na luz. A luz difusa tem impcto e energia reduzidos, mas você não pode concentrá-la ao focalizar-la. Com uma lente de aumento, os raios do sol podem ser direcionados, a fim de atear fogo à grama ou a um pedaço de papel.
Quando a luz é ainda mais concentrada, como em um raio laser, ela pode cortar o aço.
Não há nada tão potente como uma vida direcionada, que é vivida com um propósito. Os homens e mulheres que influenciaram a história foram os mais concentrados numa direção. O apóstolo Paulo, por exemplo, difundiu o cristianismo no Imprério Romano praticamente sozinho. Seu segredo era uma vida direcionada.Ele disse: Eu estou concentrado minhas energias unicamente nisto: esquecer o que já passou e avançar para o que está na minha frente. (Fi 3.13).
Se você quer que sua vida tenhaimpacto, focalize-a! Deixe de ser inconstante. Pare de tentar fazer tudo.Faça menos. Corte até mesmo as boas atividades e faça somente o que for mais importante. Nunca confunda atividade com produtividade. Você pode estar oculpado sem ter um propósito, mas para que? Paulo disse : Aquele de nós que almeja tudo o que Deus Tem para nós fiquem concentrados nesse alvo. (Fi 3.15).
Conhecer seu propósitoestimula a sua vida. O propósito sempre produz entusiasmo. Nada traz mais vigor que um propósito claro. no entanto, a paixão se esvai quando falta um próposito. Até mesmo levantar-se da cama se torna um fardo. é normalmente o trabalho sem sentido, e não o excesso de trabalhar, que nos esgota, solapa nossoas forças e rouba o nosso prazer.
George bernard shaw escreveu: "Esta é a verdadeira alegria da vida:ser usado por um propósito reconhecido por você como digno. Ser uma força da natureza, em vez de um exaltado e egoísta amontoando de ressentimentos e frustrações, sempre reclamando que o mundo não se devota a torná-lo feliz".
Conhecer seu propósito o prepara para a eternidade. Muitas pessoas passam a vida tentando criar um legado a ser deixado sobre a terra. Elas querem se lembradas quando partirem. Entretanto, o que em última análise mais importa não é o que os outros dizem sobre sua vida, mas o que Deus diz. O que as pessoas não percebme é que todas as realizações acabam sendo superadas; recordes são quebrados, reputações desvanecem e homenagens são esquecidas. Na faculdade, a meta de James Dobson era ser campeão de tênis da instituição. Ele sentiu-se orgulhoso quando seu trféu foi posto em um local de destaque na sala de troféus da faculdade. Anos mais tarde, alguém envio-lhe o troféu pelo correio. Eles haviam achado em uma lata de lixo quando a escola foi reformada. James disse: No devido tempo, todos os seus troféus serão jogados no lixo por alguém!
Viver para criar um legado na terra é um objetivo tacanho. Uma utilização mais sábia do tempo é construir um legado eterno. Você não foi posto na terra para ser lembrado. Você foi posto aqui para se preparar para a eternidade.
Chegará o dia em que você estará diante de Deus, e ele fará uma auditoria em sua vida; um exam, antes que você entre na eternidade. A Bíblia diz: Lembrem-se: cada um de nós estará pressoalmente diante de Deus para ser julgado por ele[...] Sim, cada um de nós terá que prestar contas de si mesmo a Deus. (Rm 14.10b). Felismente, Deus quer que passemos neste teste, por isso ele nos passou as perguntas antecipadamente. A partir da Bíblia, podemos supor que Deus fará duas fundamentais;
Primeira: o que você fez com meu filho, Jesus Cristo? Deus não irá perguntar sobre seu antecendentes religiosos ou visões doutrinárias. O único ponto importante será: "Você aceitou o que Jesus fez por você, aprendeu a amá-lo e a confiar nele?", Jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. (Jo 14.6).
Segunda: O que você fez como que eu te dei? O que você fez com sua vida - todas as dádivas, oportunidades, energia, relacionamentos e recursos que Deus lhe deu? Você os goastou consigo mesmo ou utilizou para os propósitos que Deus lhe deu?
Nenhum comentário:
Postar um comentário