domingo, 9 de dezembro de 2012

4º Semana - Judeia, Nosso Estado


                                              Dia 23 - MARCAS DO SERVO DE DEUS


                        1Tessalonicenses 1.1-10.
                        1 Paulo, Silvano e timotéo, à igreja dos tessalonicenses em Deus Pai e no
                        Senhor Jesus Cristo, graça e paz a vós outros.
                        2 Damos, sempre, graças a Deus por todos vós, mencionando-vos em nos-
                        sas orações e,sem cessar, 3 recomenda-nos, diante do nosso Deus e Pai, da
                        operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa
                        esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, 4 reconhecendo, irmãos, amados
                        de Deus, a vossa eleição, 5 porquer o nosso evangelho não chega até vós
                        tão-somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo e em
                        plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós
                        e por amor de vós.
                        6 Com efeitos, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a
                        palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegreia do Espírito
                        Santo, 7 de sorte que vos tornastes o modelo para todos os crentes na Ma-
                        cedônia e na Acaia.
                        8 Porquer de vós repercutiu a palavra do Senhor não só na Macedônia e Acaia,
                        mas também por toda parte se divulga a vossa fé para com Deus, a tal ponto
                        de não termos necessidade de acrescentar coisa alguma; 9 pois eles mesmos,
                        no tocante a nós, proclamam que repercusão teve o nosso ingresso no vosso
                        meio, e como, deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o
                        Deus vivo e verdadeiro 10 e para aguardardes dos céus o seu Filho, a quem ele
                        ressucitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura.

     A igreja de Tessalônica é um excelente exemplo do alcance de uma região. A primeira carta que o apotolo Paulo escreve a ela ressalta algumas das suas qualidades que podemos aplicar em nossas vidas e igrejas, e assim também alcançarmos nosso estado para Cristo.
     O Livro de Atos dos Apóstolos descreve como o aoóstolo Paulo chegou à cidade de Tessalônica e como começou a igreja. O que mais nos impressiona é que Paulo esteve três sábados naquela cidade e plantou uma igreja com excelentes qualidades (Atos 17.1-9). Ele mesmo fala como chegou à cidade e começou o trabalho: Porque o nosso evangelho não chegou até vós tão-somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós e por amor de vós - 1Tessalonicenses 1.5.

1. O EVANGELHO DE PODER

     Em primeiro lugar, Paulo afirma que o evangelho não chegou ali somente em palavras, mas no poder do Espírito Santo. Creio que aqui está o ingrediente básico para que tenhamos igrejas fortes e experientes.
     O evangelho de Cristo é comunicado em palavras, mas tem um poder sobre-natural. O próprio Paulo afirma que é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (Romanos 1.16). Daí a necessidade de cada crente, cada pastor, cada obreiro de Deus ser revestido com o poder do Alto para que o evangelho seja comunicado não somente em palavras, mas no poder do Espírito Santo.

2. O EVANGELHO FIRMADO NA PALAVRA

     Além do poder, o apóstolo Paulo afirma que o evangelho chegou em plena convicção. Isto se refere à firmeza doutrinária. Paulo recebeu as revelações do Senhor Jesus, e tinha plena convicção do que ensinava. Precisamos de igrejas que estejam firmadas na Palavra de Deus. Mas hoje parece que não temos mais estudos bíblicos doutrinários profundos em nossas igrejas. Há pastores que somente falam em benefícios pessoais para os seguidores. É tempo de voltarmos à Palavra de Deus e ensinarmos o básico do evangelho de Cristo, e darmos ao povo a base sólida da Bíblia.

3. O EVANGELHO COM AUTORIDADE DE UMA VIDA SANTA

      O evangelho chegou no poder do Espírito Santo, com plena convicção na Palavra, e com coerência na vida do mensageiro. Paulo afirmou: Assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós e por amor de vós.
      O pregador deve viver o que prega. Se a vida do mensageiro estiver em pecado, não haverá autoridade espiritual. Infelismente, muitos pregadores não levam a sério a Palavra de Deus, vive uma vida de pecado, escrúpulos, motivações erradas, desonestidade nas finanças, guardando raiva e mágoa de pessoas, aduterando, vivendo fora da vontade de Deus, mas continuam tentando manter-se no ministério. Chega um momento que Deus diz: Basta! E o pecado vem à tona.
      Santidade na vida do pregador é condição fundamental para que os resultados sejam alcançados, Jesus vivia o que ensinava. Paulo também, e tantos outros que tiveram resultados positivos no ministério, por causa da coerência entre o que pregavam e o que vivem.
      Ouvi um testemunho poderoso a respeito do Dr. Andrew Murray, o maior avivalista que a África do Sul conheceu, autor de diversos livros, um estadista em missões. A Igreja Reformada Holandesa ouviu falar do avivamento que estava acontecendo na África do Sul, e queria constar se realmente o que Murray pregava e escrevia era real em sua vida. Os irmãos que foram lá para investigar voltaram com o seguinte relatório: "Murray não prega a metade do que vive". Vejam bem. A vida dele falava mais do que a sua pregação. Precisamos de homens e mulheres com esta qualidade.
       Se você estuda a Bíblia, descobrirá que essas qualidades devem ser marcas na vida de todo cristão, não somente dos pastores e líderes.

 ORE POR VOCÊ:

       1. Peça ao Espírito Santo para encher você com o Seu poder.
       2. Peça a Deus fome e sede por Sua Palavra.
       3. Peça a Deus uma vida de santidade e obediência à Palavra.

ORE PELOS OUTROS:

       1. Ore para que as igrejas do seu Estado sejam cheias do Espírito Santo.
       2. Ore para que haja ensino da Palavra em todas as igrejas, e desejo dos cristões de aprender todo o conceito de Deus.
       3. Ore por santidade em todas as igrejas, para que os cristãos vivam os princípios da Palavra de Deus.

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:

           Porque de vós repercutiu a palavra do Senhor não só na Macedônia
           e Acaia, mas também por toda parte se divulgou a vossa fé para com
           Deus, a tal ponto de não termos necessidade de acrescentar coisa alguma
           -1Tessalonicenses 1.8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário