sexta-feira, 16 de novembro de 2012

1° Semana - Visão e Poder



Dia 5 - A BATALHA ESPIRITUAL

Atos 26.15-18:

15 ntão, eu perguntei: Quem és tu, Senhor? Ao que o Senhor respondeu: Eu sou Jesus. a quem tu persegues.
16 Mas levanta-te e firma-te sobre teus pés, porque por isto te apareci, para te constituir ministro e testemunha, tanto das coisas em que me viste como daquelas pelas quais te aparecerei ainda, 17 livrando-te do povo e dos gentios, para os quais eu te envio, 17 para lhes abrires os olhos e os converteres da trevas para a luz e da potestade de Satanás para Deus, a fim de que recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim.

         O apóstolo Paulo está diante do rei Agripa, dando o seu testemunho e apresentando a sua defesa. O versículo 18 mostra claramente que, para uma pessoa ser salva, recebendo perdão de pecados e herança entre os santos, precisa antes ter seus olhos abertos, sja convertida das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus.
         A Bíblia é bem clara, afirmando que as pessoas que ainda não receberam Cristo como Senhor e Salvador estão cegas espiritualmente, pertecem ao domínio das trevas e estão sob o poder de Satanás. O trabalho de evangelização, portanto, transportará a pessoa do dompinio das trevas para o Reino de Deus. Por isso é uma batalha espiritual, pois Satanás não quer perder as pessoas que lhe pertecem.
         Precisamos, então, dar os passos básicos para a vitória nesta batalha:

1. SABER QUE SATANÁS JÁ FOI DERROTADO

       E, tendo despojado os poderes e as autoridades, faz deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz - Colossenses 2.15 (NVI)

       Jesus Cristo esvaziou os poderes e autoridades do milagre, e os exôs ao ridículo. Esta é avitória da cruz. Satanás e seus demônios já foram derrotados, mas não foram ainda destruídos, por isso é muito importante o segundo passo.

2. NÃO IGNORAR AS ARTIMANHAS DO INIMIGO

       Se vocês perdoam a alguém, eu também perdoo; e aquilo que perdoei, se é que havia alguma coisa para perdoar, perdoei na presença de Cristo, por amor a você, a fim de que Satanás não tivesse vantagem sobre nó; pos não ignoramos as suas intenções - 2 Coríntios 2.10-11 (NVI).

       A palavra que aqui está está traduzida como intenções pode também ser interpretada como maus desígnios. Há uma tradução que usa a palavra artimanha. A ideia é saber que Satanás é maligno, cruel, e sempre tentará utilizar seus meios para impedir que alguém seja salvo e saia do seu domínio.
       Por isso, nós, cristãos, devemos conhecer e discernir essas artimanhas, e combatê-las com a oração e a Palavra de Deus.

3. UTILIZAR AS ARMAS CORRETAS

       Pois, embora vivamos como homesn, não lutamos segundo os padrões humanos. As armas com as quais lutamos não são humanas; ao contrário, são poderosas em Deus para destrir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo - 2Coríntios 10.3-5 (NVI).

       Na batalha espiritual, as armas que devemos utilizar não são humanas, mas sim espirituais. Algumas dessas armas estão descritas no Novo Testamento: jejum, oração, unção do Espírito Santo, discernimento espiritual etc. Nas instruções do apóstolo Paulo à igreja, ele orienta os cristões a entrarem na luta vestidos com a armadura de Deus.

4. REVESTIR-SE DA ARMADURA DE DEUS

       Efésios 6.10-18:

10 Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder.
11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderes ficar firmes contra as ciladas do diabo; 12 porque a nossa luta é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.
13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis,
14 Estaim pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça.
15 Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; 16 embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.
17 Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 18 com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos.

         A Bíblia deixa claro que a nossa luta não é humana, mas espiritual. (versículo 12) Daí a necessidade de cada cristão estar revestido com a armadura de Deus. Observem que verdade, justiça, evangelização, fé, salvação, Palavra de Deus e oração são atitudes de pessoa pevestida da armadura de Deus, por isso a vitória é garantida.
         Quiando um cristão decide evangelizar, orar por alguma pessoa ou pro sua cidade, país e nação  do mundo, com certeza Satanás não vai gostar, e levantará muita oposição.
         Portanto, tome sua posição de autoridade em Cristo, dê os passos apresentados, e entre nesta batalha. Deus usará a sua vida para libertar muitas pessoas e o nome de Cristo será glorificado.

ORE POR VOCÊ:

       1. Louve a Deus pela vitória da cruz do Calvário.
       2. Peça a Deus que o revista de cada parte da armadura de acordo com Efésios 6.10-18
       3. Peça a Deus discernimento espiritual no seu trabalho de evangelição.

ORE PELOS OUTROS:
 
       1. Ore para que os cristões tenham consciência de batalha espiritual.
       2. Ore para que as igrejas identifiquem as fortalezas de Satanás na cidade e comecem a combater.
       3. Ore para que muitas vidas sejam libertadas do poder das trevas, conhecendo Jesus Cristo como Senhor e Salvador.

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:

       Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunha tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra - Atos 1.8. 


Texto: Pr. Edison Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário