sexta-feira, 30 de novembro de 2012
3° Semana - Jerusalém, Nossa Cidade
Dia 19 - IGREJA, AGENTE TRANFORMADORA DA CIDADE
Vós sois o sal da terra; ora se o sal vier a ser insípido, como lher resta-
rar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançar forta, ser pisado
pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se poder esconder a cidade
edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la
debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encon-
tram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante do homens, para
que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos
céus - Mateus 5.13-16.
Então, ouvi, uma voz como se numerosa multidão, como de muitas
águas e como de fortes trovões, dizendo: Aleluia! Pois reina o Senhor,
nosso Deus, o Todo-Poderoso. Alegremo-nos exultemos e demos-lhe a
glória, porquer são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mes-
ma já se ataviou, pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplan-
descente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos
- Apocalipse 19.6-8
A igreja é colocada por Deus na terra para transformas a sociedade. Partindo do Gênesis, verificamos que o mundo todo foi contaminado por causa do pecado, e Deus inicia um processo de restauração pelo sacrifício de Jesus. Esta ação de Deus continua por meio da sua igreja. Todo aquele que recebe os benefícios da cruz do Calvário torna-se um agente do Reino de Deus na terra.
Por isso, a igreja deve entender sua posição e suas atitudes:
1. A IGREJA É SAL DA TERRA
O sal é um elemento que transforma, dá sabor e conserva. O mundo podre no qual vivemos precisa de uma ação poderosa, e a igreja de Cristo é o agente para esta transformação. A igreja deve estar no meio do mundo, mas nunca ser contaminada pelo mundo. Há alguns cristãos que, em vez de mudarem o mundo, estão permitindo que o mundo os mude. Precisamos de igrejas fortes, firmes na Palavra para mudar o mundo.
2. A IGREJA É LUZ DO MUNDO
A igreja também é luz. A Bíblia fala que Satanás é o líder do domínio das trevas, mas Deus tem um Reino de luz. E a igreja manifesta esta luz. Quando há luz, o pecado é visto com mais clareza, e a própria luz afasta as trevas. Paulo exorta que no meio de uma geração prevertida e corrupta devemos brilhar como luzeiros no mundo (Filipenses 2.15).
3. A IGREJA FAZ ATOS DE JUSTIÇA
O texto de Apocalipse afirma que a vestimenta da noiva de Cristo no dia das bodas do Cordeiro será um linho finíssimo, que são os atos de justiça dos santos. Que bom saber que nossos atos de justiça estão adornando a Noiva de Cristo. Mas até que ponto a igreja está exercendo seus atos de justiça?
A igreja precisa denunciar o pecado, a injustiça social, a corrupção no governo e nas demais áreas da sociedade. A igreja também precisa organizar ministérios que tragam justiça à nossa sociedade. A teologia nos ensina que não somos salvos por obras, mas isto não quer dizer a igreja não precisa praticar obras. Outras religiões e movimentos organizam diversos trabalhos de ajuda social e a igreja, que deveria fazer, muitas vezes fica fora destes movimentos. Algumas sugestões: organizar orfanatos, asilos, casa para cuidas de aidéticos, distribuição de cestas básicas, de roupas, assessoria jurídica, médica, tirar mendigos e dependentes químicos da rua, creches, ajudar p governo a criar infraestrutura, plantar árvores, audar a melhor o trânsito etc.
A igreja pode e deve fazer muito. Quero animá-lo a começar orar e pensar em ideias criativas para transformar a sociedade onde você vive. Veja os problemas da sociedade, ore por uma solução e faça algo de prático para transformar a situação.
ORE POR VOCÊ:
1. Peça a Deus que o santifique e o ajude a ser sal e luz para sua cidade.
2. Ore por uma visão das necessidades de sua cidade.
3. Ore por estratégias para suprir estas necessidades.
ORE PELOS OUTROS:
1. Ore para que a igreja seja sal da terra e faça diferença.
2. Ore para que a igreja seja luz do mundo e ajude a eliminar as trevas.
3. Ore para que a igreja faça atos de justiça na sociedade.
VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:
Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando todo tipo de doenças e enfermidades. Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor - Mateus 9.35-36 (Almeida Século 21).
Marcadores:
40 dias de Jejum e Oração
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário