DAVI "ENCARANDO SEUS GIGANTES"
Alguém pode ler a história de Davi e se perguntar o que Deus viu nele. O rapaz tinha defeitos e virtudes, tropeçava tão frequentemente, quanto conquistava. Ele conseguiu enfrentar o olhar de Golias, mas devorava betseba com os olhos; desafiou os que sombavam de Deus no vale, mas se juntava a eles no deserto. Conseguia liderar exércitos, mas não uma família. Davi furioso. Davi chorão. Sedento de sangue. Faminto por Deus.
Um "homem segundo o meu coração"? Que Deus o tenha percebido é algo que esperança a todos nós. A vida de Davi tem poucoi a oferecer ao santo. Almas perfeitas acham que a história de Davi é desapontadora. O resto de nós acha tranquilizadora. Porque viajamos na mesma montanha-russa. Nosso dia a dia é entre barrigadas e saltos perfeitos, entre erros e acertos.
Nos bons momentos de Davi, ninguém era melhor. Em seus momentos ruins, dava para ser pior? O coração que Deus amava era bem problemático.
Precisamos da história de Davi. Os gigantes andam ao nosso redor. Rejeição. Fracaso. Vingança. Remorso.
Gigantes. Devemos enfrentá-los. Mas não podemos fazer isso sozinhos. Foco primeiramente em Deus. Quando Davi fazia isso, os gigantes caíam. Quando Davi perdia o foco, era ele que caía.
Teste essa teoria com uma Bíblia aberta. Leia I Samuel 17 e liste as observações que Davi faz em relação a Golias. Só duas. uma declaração para Saul sobre Golias (v. 36). E uma na cara de Golias: "Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo?" (v 26).
Só isso. Dois comentários relacionados com Golias (e bem vulgares) e nenhuma dúvida sobre as habilidades, a idade, a posição social ou QI de Golias. Davi não pergunta nada sobre o peso da lança, o tamanho do esculdo do monstro. Nadinha.
Mas ele pensa muito em Deus. Releia as palavras de Davi, desta vez sublinhado suas refêrencias ao Senhor.
"exército do Deus vivo?" (v.26)
"exército do Deus vivo?" (v.36)
"do Senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel" (v.45)
"O Senhor o entregará nas minhas mãos - e toda a terra saberá qua há Deus em Israel" (v.45)
"não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos" (v.47).
Eu contei nove refêrencias. Há mais pensamentos sobre Deus do que sobre Golias, numa proporção de 9 para 2. Agora pense na sua atitude. Você considera a graça de Deus quatro vezes mais do que sua própria culpa? A sua lista de Bênções é quatro vezes mais longa que sua lista de reclamações? O seu arquivo mental de esperança pe quatro vezes mais grosso que seu arquivo mental de terror? Você descreve quatro vezes mais a fortaleza de Deus que as exigências de seu dia?
Não? Então Davi é o seu modelo.
Alguns notam a falta de milagres na história dele. Nenhum mar vermelho se abrindo, carruagens de fogo ou Lázaros revivendo nenhum milagre. Mas há um Davi. Davi é um milagre. Um ser maravilhoso de Deus que evidencia essa verdade:
Coloque o foco nos gigantes - você cai.
Coloque o foco em Deus - seus gigantes caem.
Levante os olhos, matador de gigantes. O Deus que fez um lilagre por Davi está pronto para fazer o mesmo por você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário