quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Leitura Devocional

Quarta-Feira

   Um enredo secundário surge na história. Mais do que "Davi versus Golias", esse enredo passa a ser o "foco em Deus versus o foco no gigante".
   Davi vê o que os outros não vêem. Todos os olhos, exceto os Davi, voltam-se para o brutal grandalhão que ódio. Todos as bússolas, menos a Davi, estão fixadas na estrela polar do filisteu. Todos os Josnais, menos Davi, descrevem, dia após dia, a terra daquele homem pré-histórico. As pessoas sabem de seus insultos, de suas exigências, de seu tamanho e de seu andar altivo.
    Todos eram especializados em Golias. Davi é especialista em Deus.
    Como você imaginar, ele vê gigante; mas vê Deus com nitidez ainda maior. observe o grito de guera de Davi: "Você vem contra mim com espada, lança e dardos, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos de Israel" (1 Samuel 17:45).
    Observe o substantivo no plural - exércitos de istael. Exércitos ? O observador comum vê um exército de israel. Mas Davi não. Ele vê os Aliados: pelotões de anjos e infantarias de santos, as armas de vento e as forças da terra. Deus poderia fazer bolinhas doinimigo como fez com o granizo para Moisés, fazer muralhas ruírem como fez para Josué, trovejar como estrondo como fez para Samuel.
    Davi vê os exércitos de Deus. E por causa disso "saiu correndo em direção ao exército para enfrentar o filisteu" (1 Samuel 17.48).
    Os imãos de Davi cobrem os olhos, com medo e vergonha. Saul suspira enquanto o jovem hebreu corre para a morte certa. Golias joga a cabeça para trá numa gargalhada, o suficiente para mover seu elmo de lugar e expor um pedacinho da testa. Davi percebe o alvo e aproveita o momento. D som da funda esticando é a única coisa que se ouve no vale. Estiliiiiica. Estiliiiiica. Estiliiiiiica. A pedra segue seu vôo pelo ar e em seguida torpedeia a cabeça do gigante; os olhos de Golias entrortam e as pernas se dobram. Ele cai no chão e morre. Davi e desembainha a espada de Golias, e fere o filisteu e sorta-lhe a cabeça.
     Você talvez diga que Davi soube arrancar a cabeça do seu gigante.
     Quando foi a última vez em que você fez a mesma coisa ? quando tempo faz desde o dia em que  enfretou seu desafio? As pessoas têm a tendência de recuar, de se meterem debaixo da mesa do trabalho ou de arrastar-se para uma boate em busca de distração ou para uma cama à procura de amor proibido. Por um instante,um dia ou um ano, sentimo-nos seguros, insolados, anestesiados, mas o trabalho acaba, a bebida desaparece ou o amante nos deixa - e ouvimos o Golias de novo: estrondoso, bombástico.
     Experimente uma tática diferente.
     Faça seu gigante correr ao se deparar com uma alma cheia de Deus.

Texto: O Menino e o Gigante
                 Max Lucado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário