Terça-Feira
O seu Golias não carrega uma espada ou um escudo; ele osbtenta as espadas do desemprego, do abandono, do abuso sexual ou da depressão. O seu gigante não desfila para cima e para baixo pelas montanhas de Elá; ele se ergue no seu escritório, no seu quarto, na sua sala de aula. Ele traz contas que você não pode pagar, notas que você não pode tirar, pessoas a quem você não pode agradar, a bebida que você não consegue resistir, a prostituição que você não consegue fugir, a pornografia que você não consegue rejeitar, uma carreira da qual você não consegue escapar, um passado em que você não pode mexer e um futuro que você não consegue escanar.
Você conhece muito bem o rugido do seu Golias.
Davi enfretou um gigante que buzinava seus desafios de dia e de noite. "Durante quarenta dias o Filisteu aproximou-se, de manhã e de noite, e tomou posição" (1 Samuel 17:16). O seu gigante faz a mesma coisa.
Há quanto tempo ele o persegue ?
Os familiares de Golias eram inimigo antigos dos iraelitas. Josué os expulsou da terra prometida trezantos anos antes. Ele destruiu todos, menos os que moravam em três cidades: Gaza, Gate e Dsdode, Gate gerava gigantes. Adivinhe onde Golias foi criado: Gate. Seus antepassados eram para os hebreus o que os piratas eram para a marinha de Sua Majestade.
Os soldados de Saul viram Golias e murmuraram: " De novo, não. Meu pai lutou contra o pai dele. Meu avô lutou contra o avô dele".
Você já resmungou coisas semelhantes: "Estou ficando viciado como o meu pai". "O divórcio atravessa nossa árvore genealógica como um perene galho de carvalho."; "Minha mãe também não consegue manter uma amizade. Será que isso nunca vai parar?"
Golias: o valentão de longa data do vale, mais duro do que carne de segunda,rosna mais do que dois cachorros furiosos. Ele está à sua espera pela manhã e vem atormentá-lo à noite. Ele perseguiu seus antepassados e agora surge diante de você; impede a passagem do sol e o deixa na sombra da dúvida. "Ao ouvirem as palavras do filisteu. Saul e todos os israelitas ficaram atônitos e apavorados" (1 Samuel 17:11).
Mas o que estou dizendo para você? Você conheçe Golias. Você reconhece o andar dele e recua de suas palavras.
Você conhece a voz dele - mas é ela tudo o que você ouve? Davi viu e ouviu mais. Leia as primeiras palavras que ele pronunciou, não só na batalha, mas na bíblia: Davi perguntou aos soldados que estavam ao seu lado: "O que receberá o homem que matar esse filisteu e salvar a honra de israel? quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo?" (1 Samuel 17:26).
Davi aparece falando sobre Deus. Os soldados nada mencionaram sobre ele, os irmãos nunca falaram seu nome, mas Davi entra em cena e levanta a questão do Deus vivo. Ele fez o mesmo com o rei Saul: não joga conversa fora falando sobre a batalha ou fazendo perguntas sobre as chances de vitória. ele traz somente um racado do Deus: "O Senhor que me livrou da garras do leão e das garras do urso me livará das mãos desse filisteu" (1 Samuel 17:37).
Ele continua o assunto com Golias. Em resposta ao escárnio do gigante, o jovem pastor diz: " Você vem contra mim com espada, lança e dardos, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou. Hoje mesmo o Senhor o entregará nas minhas mãos, eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exécito filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que Deus em Israel. Todos os que estão aqui saberão que é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Snhor, e Ele entregará todos vocês em nossas mãos." (1 Samuel 17: 45-47)
Ninguém mais fala sobre Deus. Davi não fala sobre outra coisa senão em Deus.
Texto: O Menino e o Gigante
Max Lucado
Nenhum comentário:
Postar um comentário